Participe do Clube de Zines!
Temas mensais, interpretações abertas, comunidade e criatividade
O Clube de Zines
Oi, gente! Aqui quem escreve é a Luana Góes, idealizadora do projeto da Biblioteca de Zines. Alguns meses atrás tive uma ideia de juntar uma galera pra fazer um clubinho: escolher temas mensais, criar nossa interpretação em formato de zines e então subir pro acervo da Biblioteca de Zines, movimentando nosso grupo no Telegram e criando uma comunidade! Assim surge o Clube de Zines.
Finalmente, depois de um tempinho pensando nas logísticas, batermos o martelo no tema do mês de Agosto (2025) que é: Cacarecos! Esse tema foi escolhido através de uma votação lá no nosso Telegram (tinha vários temas muito legais que podemos aproveitar no futuro, inclusive)
Convido todos que tiverem curiosidade (até se nunca tiverem feito zines antes!) ou que querem exercitar mais a criatividade: venha participar do nosso clube e botar em prática escrita, arte, colagem e tudo que tiver no seu coração (e no da sua criança interior).
O projeto do Clube de Zines é algo em construção, então acho que conforme a gente botar tudo isso em prática vamos aprendendo e adaptando se necessário!
Aqui embaixo separei alguns materiais pra quem quer dar início mas nem sabe por onde começar, ou só pra quem quer inspirações e ideias de formato mesmo :) recomendo pesquisar mais por aí também se quiser!
Recursos e tutoriais
O formato que eu sempre recomendo pra um zine pequeno e super acessível é o de mini zine, feito dobrando um papel A4!
Pra se inspirar:
https://www.biblioteca-de-zines.com.br/zines
Em inglês:
É isso! Vamos fazer zines, galera? :)
Entre no nosso grupo do Telegram pra participar e interagir com a galera do Clube!
Ps: Agora a Biblioteca de Zines também está no Instagram!
Essa é a newsletter da Biblioteca de Zines! Acesse nosso site, explore a biblioteca, e mais importante, FAÇA ZINES!
Por Luana Góes
Artista multimídia, designer e idealizadora da Biblioteca de Zines








Tô pra escrever pra vcs já faz algumas semanas. Vou aproveitar agora.
Eu fui fanzineira nos anos 80/90 e quero saber se vcs são uma biblioteca física ou somente virtual.
É que eu tenho algum material e poderia doar, mas preciso ainda vasculhar onde tudo está. Também participei de um seminário fanzineiro no CCBB do RJ e de um catálogo, almanaque, mas não lembro se tenho mais de um exemplar pra poder doar. Enfim, se for uma biblioteca física, onde fica?
Que projeto massa !!! Já vou participar !!!